quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Beijus de abóbora - ou de cenoura. Quinta sem trigo.

De abóbora com temperos
Desde que comecei a fazer estes beijus com massa de mandioca - conforme mostrei aqui -, que é a mandioca ralada e espremida, já fiz algumas variações. Sempre com amendoim, castanhas, algo assim. Nunca tinha pensado em incorporar outro legume, mas na sexta precisei usar suco de cenoura para hidratar polvilho e fazer beiju de tapioca colorido e sobrou o resíduo, já que coei a cenoura batida no pano. Para não desperdiçar, juntei o resíduo à massa de mandioca  - mais ou menos umas 4 colheres (sopa) de resíduo para meio quilo de mandioca espremida. Misturei bem, temperei com sal e cozinhei na omeleteira sem untar. De um lado, em fogo baixo, uns 5 minutos. Mais uns 3, do outro lado. Para colocar a massa na frigideira sem amassar, usei uma peneira de malha bem larga como aquelas de fritadeiras - só para que a massa fique mais fofinha. O amido presente na mandioca é o suficiente para gelatinizar e grudar tudo.

A textura (esta, de cenoura)

Pensando nesta capacidade de grudar tudo, fiz outra com um pedaço da grande abóbora. Como a massa de mandioca (que eu compro do Manuel, na feira - mas você pode fazer em casa ralando e espremendo a mandioca num pano) já estava meio ressecada, ralei a abóbora e não espremi (lembrando que a cenoura, esta sim, estava espremida). Misturei 60 g desta abóbora ralada finamente com meio quilo da massa, que é o que vem na embalagem que compro na feira. Temperei com sal, pimenta dedo-de-moça picada, salsinha, cebolinha, ora-pro-nobis picada e só. Cozinhei do mesmo jeito. Quem comeu, aprovou!

A vantagem é que você pode ter esta massa de mandioca na geladeira e fazer beijus rapidamente incrementando-o com o que tem por  perto. É gostoso, tem textura macia, algo gelatinosa e pode entrar na dieta de crianças e adultos alérgicos a ovos, leite e trigo.

De cenoura 

3 comentários:

juliana disse...

bom demaaaaaaais.

você é uma gênia ;)

E AGORA? disse...

Concordo com o comentário acima citado! Genia! Isso é maravilhoso!!!!!

Unknown disse...

Yummyyy