terça-feira, 12 de abril de 2016

Batata doce com nata

Este é o tipo de receita que uma vez aprendida jamais será esquecida. Ou, sim, esquecemos as quantidades de batata, a proporção de açúcar, o tamanho da nata, mas nada disso importa quando você sabe o que quer. Batatas com natas e açúcar ao forno, oras. Não tem receita. Se bem que fui procurar agora no tal do blog Come-se e não é que está lá com receitinha e tudo? Pois, pra quem quiser saber de quantidades, vá lá: http://come-se.blogspot.com.br/2011/05/batata-doce-com-creme.html.  Nunca tinha pensando nesta perfeita combinação até ser presenteada pelo leitor Anestor com a inestimável informação.

Das outras vezes fiz com creme de leite ou nata comprada. A verdadeira nata, porém, é esta que se forma na superfície do leite em repouso. Normalmente vou guardando e depois faço manteiga cremosa ou ghee. Aconteceu, porém, que na hora em que fui tirar o disco de nata (do leite cru e integral que foi fervido), tinha à  minha frente umas batatas doces coloridas já cozidas. Foi só picar em cubinhos, cobrir com o disco de nata, polvilhar um pouco de açúcar e levar ao forno bem quente. Descuidei um pouco e dourou demais, mas você não imagina como ficou gostosa esta crosta tostada. Eu não troco esta sobremesa por várias outras que tive oportunidade e a sorte de conhecer ao longo desta trajetória de comilona.  Faça e me conte se não tenho razão.








3 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Nunca experimentei a batata doce com nata, deve ser mesmo maravilhoso!
Beijos!
CamomilaRosa

Anônimo disse...

Minha vó usava essa nata pra fazer pão...
To a procura da batata doce roxa aqui em poa, mas so a da casca roxa com polpa amarela eu encontrei,

Mari Carol disse...

Fui apresentada a essa saborosa mistura hoje, pelo meu marido. De qualquer forma ou maneira de preparar, fica muito deliciosa!💗